terça-feira, 18 de setembro de 2012

A TENDÊNCIA DO MOMENTO SE CHAMA REEDUCAÇÃO ALIMENTAR Por Luziclélia Janice


A TENDÊNCIA DO MOMENTO SE CHAMA REEDUCAÇÃO ALIMENTAR
Por Luziclélia Janice

            O padrão de beleza atual se baseia em um corpo torneado de músculos com o mínimo de gordura possível. Até a gordura dos seios foi substituída pelo silicone. A impressão que se tem quando olhamos para alguém que se enquadra nesse padrão é de saúde. Porém, isso não é verdade, pois nosso corpo necessita ter uma quantidade suficiente de gordura para seu bom funcionamento.
           O IMC calculado em várias campanhas pela saúde, não é um parâmetro a ser considerado isoladamente quando se fala em corpo saudável, pois esse índice apenas considera o peso e a altura do individuo. Assim, mesmo pessoas com IMC dentro da faixa de normalidade podem estar com um corpo não tão saudável, considerando que podem possuir uma massa muscular alta com pouquíssimo percentual de gordura.
         O problema começa a surgir quando nos sentimos obrigados a nos enquadrar nesse padrão de beleza sem levar em consideração a manutenção da saúde. A fácil acessibilidade a dietas na internet tem contribuído para uma alimentação inadequada que prejudica o bem estar da pessoa. Dietas com restrição de carboidratos podem ocasionar fraqueza e prejudicar a concentração e o raciocínio, já que esse nutriente é a principal fonte de energia do nosso corpo e é a única energia que nosso cérebro utiliza. Dietas ricas em proteínas, por sua vez, geram sobrecarga no fígado, podem precipitar episódios de gota em indivíduos predispostos e prejudicar os rins.
         Dessa forma, o ideal é que tenhamos uma alimentação balanceada contendo gordura, carboidrato e proteínas. Alimentos como frutas, além de conter estes nutrientes, possuem fibras que auxiliam no bom funcionamento do intestino. Assim, por serem ricos em açucares podem saciar a vontade de comer doces após a refeição. Retirar o miolo do pão francês e substituir o requeijão e o presunto por queijo branco frescal é uma boa alternativa para tornar o café da manha mais saudável. Outra dica é sempre que se alimentar de uma refeição muito calórica, como uma feijoada, comer muita verdura de folha, como couve, pois esses vegetais possuem alto teor de fibras que dificultam a absorção de gorduras no intestino.
         É importante também ter horário para se alimentar, o ideal é que haja um intervalo de apenas 3hs entre uma refeição e outra. Se ficarmos muitas horas sem alimentar, o corpo “sofre”, e no momento da próxima refeição “entende” que deve armazenar como gordura tudo que extrapola sua necessidade. Além disso, quando se alimenta de 3 em 3hs a tendência é comer menos. Lembrar que, à medida que o dia vai terminando, nosso metabolismo diminui, assim como a necessidade de alimentação rica em calorias. Por isso, devemos tentar sempre comer uma refeição mais leve a noite, pois nosso organismo já esta se “preparando” para dormir.
         O importante é entender que nem sempre para que nosso corpo se adapte a padrões de beleza estamos também nos adequando a uma vida mais saudável. E do que adianta ter o corpo da moda se você não possui saúde para desfrutar disso. A tendência agora não é mais as dietas para emagrecer e sim a reeducação alimentar. Desejo a todos um bom e saudável apetite.


Luzicélia Janice de Andrade Reis
(estudante de medicina do 6 período da Universidade de Itaúna)

0 comentários:

Postar um comentário

SE VOCÊ LEU A POSTAGEM, POR QUE SAIR SEM ANTES EXPRESSAR SUA OPINIÃO OU UMA SUGESTÃO? FICAREI HONRADO EM RECEBÊ-LA.
OBRIGADO A TODOS.